Conhecendo os campos do boleto bancário

Campos do boleto bancário

Letra A (na imagem acima)

1 - NOME DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DESTINATÁRIA: deve ser obrigatoriamente indicado na margem superior esquerda da Ficha de Compensação (Exemplo: Banco do Brasil S/A.), podendo conter também o logotipo do Banco.

2 - PREFIXO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DESTINATÁRIA: número código da instituição financeira destinatária no sistema multilateral de liquidação (001 = Banco do Brasil S/A.). Deve ser impresso na margem superior esquerda do boleto, à direita do nome da instituição financeira, com o seu respectivo dígito verificador (9).

3 - LINHA DIGITÁVEL - REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DO CÓDIGO DE BARRAS: representação numérica do código de barras do boleto de pagamento, seguindo as especificações técnicas.

Letra B

1 - LOCAL DE PAGAMENTO: deve apresentar a expressão "Pagável em qualquer banco até o vencimento. Após, atualize o boleto no site do Banco do Brasil S/A." (Exemplo: Banco do Brasil S/A.).

2 - DATA DE VENCIMENTO: data de vencimento do boleto de pagamento de acordo com o "fator de vencimento" informado no código de barras/linha digitável.

Letra C

1 - NOME DO BENEFICIÁRIO/CNPJ/CPF: razão social ou nome fantasia e o CNPJ/CPF do beneficiário contratante do serviço de cobrança com o banco.

2 - AGÊNCIA/CÓDIGO BENEFICIÁRIO: prefixo da agência e número da conta de relacionamento do beneficiário ou do produto no banco.

Letra D

1 - DATA DO DOCUMENTO: data de emissão do documento (nota fiscal, fatura, duplicata, contrato, etc.) que originou o boleto de pagamento.

2 - NÚMERO DO DOCUMENTO: número do documento/título estabelecido pelo beneficiário quando da emissão da fatura/duplicata, contrato de prestação de serviço, entre outros.

3 - ESPÉCIE DOC: tipo de documento, conforme padrão FEBRABAN de 240 posições, segmento cobrança, que originou o boleto de pagamento (exemplo: DM – Duplicata Mercantil, DS – Duplicata de Prestação de Serviços, NP – Nota Promissória, BDP – Boleto de Proposta).

4 - ACEITE: Informe "N".

5 - DATA DO PROCESSAMENTO: data correspondente a da emissão do boleto de pagamento.

6 - NOSSO-NÚMERO: código de controle que permite ao banco e ao beneficiário identificar os dados da cobrança que deu origem ao boleto de pagamento.

Letra E

1 - USO DO BANCO: não preencher.

2 - CARTEIRA: informe código da modalidade de cobrança utilizada para a emissão do boleto.

3 - ESPÉCIE MOEDA: sigla de identificação da moeda (R$ - Real; US$ - Dólar; EU$ - Euro) ou código correspondente a um índice de emissão da fatura/duplicata/contrato (Ex.: CUB – Índice da Construção, TR – Taxa Referencial, etc.).

4 - QUANTIDADE DE MOEDA: quantidade de moeda variável/índice se for o caso.

5 - x VALOR: valor da unidade de moeda variável/índice.

6 - VALOR DO DOCUMENTO: correspondente ao valor da fatura/duplicata/contrato, quando emitido em Real (se utilizar moeda variável/índice econômico, preencher com zeros). O valor informado deve ser igual ao valor registrado no Banco.

Letra F

1 - INFORMAÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO BENEFICIÁRIO: campo de uso livre pelo beneficiário no qual deverão constar as condições de recebimento do boleto de pagamento.

2 - DESCONTO/ABATIMENTO: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condições indicadas no campo de informações de responsabilidade do beneficiário ou registradas no sistema do banco.

Letra G

1 - JUROS/MULTA: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condições indicadas no campo de informações de responsabilidade do beneficiário ou registradas no sistema do banco.

Letra H

1 - VALOR COBRADO: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, que corresponderá à somatória dos valores preenchidos nos campos valor do documento, desconto/abatimento ou juros/multa.

Letra I

1 - NOME DO PAGADOR: nome, CNPJ/CPF, endereço, cidade, UF e CEP do pagador.

2 - SACADOR/AVALISTA: nome e CNPJ/CPF do emitente da fatura/duplicata, contrato de prestação de serviço, entre outros, que foi negociado com/cedido a outro beneficiário para emissão do boleto de pagamento.

Letra J

1 - CÓDIGO DE BARRAS: representação gráfica do seguinte conteúdo do boleto de pagamento:

a) código do banco;

b) código de moeda;

c) dv – dígito verificador do código de barras;

d) fator de vencimento;

e) valor do documento; e

f) campo livre.

2 - AUTENTICAÇÃO MECÂNICA - FICHA DE COMPENSAÇÃO: representação alfanumérica dos dados correspondentes à transação do pagamento.

Créditos: Banco do Brasil

Páginas mais visitadas

Veja também