Campos do boleto bancário
Descrição dos campos do boleto de cobrança

Imagem ilustrativa de um boleto bancário do Banco do Brasil
1. Campo (A)
1 - NOME DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DESTINATÁRIA: deve ser obrigatoriamente indicado na margem superior esquerda da Ficha de Compensação (Exemplo: Banco do Brasil S/A.), podendo conter também o logotipo do Banco.
2 - PREFIXO DA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA DESTINATÁRIA: número código da instituição financeira destinatária no sistema multilateral de liquidação (001 = Banco do Brasil S/A.). Deve ser impresso na margem superior esquerda do boleto, à direita do nome da instituição financeira, com o seu respectivo dígito verificador (9).
3 - LINHA DIGITÁVEL - REPRESENTAÇÃO NUMÉRICA DO CÓDIGO DE BARRAS: representação numérica do código de barras do boleto de pagamento, seguindo as especificações técnicas.
2. Campo (B)
1 - LOCAL DE PAGAMENTO: deve apresentar a expressão "Pagável em qualquer banco até o vencimento. Após, atualize o boleto no site do Banco do Brasil S/A." (Exemplo: Banco do Brasil S/A.).
2 - DATA DE VENCIMENTO: data de vencimento do boleto de pagamento de acordo com o "fator de vencimento" informado no código de barras/linha digitável.
3. Campo (C)
1 - NOME DO BENEFICIÁRIO/CNPJ/CPF: razão social ou nome fantasia e o CNPJ/CPF do beneficiário contratante do serviço de cobrança com o banco.
2 - AGÊNCIA/CÓDIGO BENEFICIÁRIO: prefixo da agência e número da conta de relacionamento do beneficiário ou do produto no banco.
4. Campo (D)
1 - DATA DO DOCUMENTO: data de emissão do documento (nota fiscal, fatura, duplicata, contrato, etc.) que originou o boleto de pagamento.
2 - NÚMERO DO DOCUMENTO: número do documento/título estabelecido pelo beneficiário quando da emissão da fatura/duplicata, contrato de prestação de serviço, entre outros.
3 - ESPÉCIE DOC: tipo de documento, conforme padrão FEBRABAN de 240 posições, segmento cobrança, que originou o boleto de pagamento (exemplo: DM – Duplicata Mercantil, DS – Duplicata de Prestação de Serviços, NP – Nota Promissória, BDP – Boleto de Proposta).
4 - ACEITE: Informe "N".
5 - DATA DO PROCESSAMENTO: data correspondente a da emissão do boleto de pagamento.
6 - NOSSO-NÚMERO: código de controle que permite ao banco e ao beneficiário identificar os dados da cobrança que deu origem ao boleto de pagamento.
5. Campo (E)
1 - USO DO BANCO: não preencher.
2 - CARTEIRA: informe código da modalidade de cobrança utilizada para a emissão do boleto.
3 - ESPÉCIE MOEDA: sigla de identificação da moeda (R$ - Real; US$ - Dólar; EU$ - Euro) ou código correspondente a um índice de emissão da fatura/duplicata/contrato (Ex.: CUB – Índice da Construção, TR – Taxa Referencial, etc.).
4 - QUANTIDADE DE MOEDA: quantidade de moeda variável/índice se for o caso.
5 - x VALOR: valor da unidade de moeda variável/índice.
6 - VALOR DO DOCUMENTO: correspondente ao valor da fatura/duplicata/contrato, quando emitido em Real (se utilizar moeda variável/índice econômico, preencher com zeros). O valor informado deve ser igual ao valor registrado no Banco.
6. Campo (F)
1 - INFORMAÇÕES DE RESPONSABILIDADE DO BENEFICIÁRIO: campo de uso livre pelo beneficiário no qual deverão constar as condições de recebimento do boleto de pagamento.
2 - DESCONTO/ABATIMENTO: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condições indicadas no campo de informações de responsabilidade do beneficiário ou registradas no sistema do banco.
7. Campo (G)
1 - JUROS/MULTA: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, de acordo com as condições indicadas no campo de informações de responsabilidade do beneficiário ou registradas no sistema do banco.
8. Campo (H)
1 - VALOR COBRADO: campo destinado ao preenchimento, no momento do pagamento, que corresponderá à somatória dos valores preenchidos nos campos valor do documento, desconto/abatimento ou juros/multa.
9. Campo (I)
1 - NOME DO PAGADOR: nome, CNPJ/CPF, endereço, cidade, UF e CEP do pagador.
2 - SACADOR/AVALISTA: nome e CNPJ/CPF do emitente da fatura/duplicata, contrato de prestação de serviço, entre outros, que foi negociado com/cedido a outro beneficiário para emissão do boleto de pagamento.
10. Campo (J)
1 - CÓDIGO DE BARRAS: representação gráfica do seguinte conteúdo do boleto de pagamento:
a) código do banco;
b) código de moeda;
c) dv – dígito verificador do código de barras;
d) fator de vencimento;
e) valor do documento; e
f) campo livre.
2 - AUTENTICAÇÃO MECÂNICA - FICHA DE COMPENSAÇÃO: representação alfanumérica dos dados correspondentes à transação do pagamento.
Disponível em: