Como emitir um boleto bancário

Como emitir boleto
Imagem: Pixabay


Como emitir boletos bancários de cobrança


A emissão de um boleto, para cobrança de um produto ou um serviço prestado, pode ser feita por um banco, por uma instituição financeira ou através de um sistema de pagamento online.


Qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço junto ao banco (Febraban).


1. Como emitir boletos através de bancos


Para emitir boletos através de um banco é necessário ter uma conta corrente no banco e contratar o serviço de "Cobrança" com o banco. Os bancos cobram taxas pelo serviço de cobrança e o valor pode variar dependendo da sua relação com o banco.


Com uma conta corrente aberta e a contratação do serviço de "Cobrança" junto ao banco, para enviar uma cobrança para o banco você precisa acessar o site do banco, acessar a sua conta corrente e ir até a página de "Cobrança" (ou alguma opção semelhante). Nessa página de "Cobrança" você vai fornecer as informações necessárias para a cobrança (nome do pagador, CPF/CNPJ, data do documento, número do documento, valor do documento, etc).




2. Como emitir boletos através de instituição financeira


Para emitir boletos através de uma instituição financeira contratada, como: PagSeguro, MercadoPago, PayPal, etc., você precisa contratar os serviços de uma dessas empresas.


Os serviços prestados por essas instituições financeiras incluem recebimentos de pagamentos: à vista, parcelados, cartões de crédito, cartões de débito e depósitos em conta.


As empresas cobram taxas por esse serviço, tanto em valores fixos quanto em percentuais.




A cobrança é feita em nome das empresas contratadas e o dinheiro fica creditado na sua "conta corrente" com a instituição financeira contratada.


Assim como nos bancos, para enviar uma cobrança você precisa contratar o serviço de uma instituição financeira. Após contratação, acesse o site da empresa contratada, acesse a sua conta e acesse a página "Cobrança via Boleto" (ou algo do tipo). Forneça as informações necessárias para a cobrança (nome do pagador, CPF/CNPJ, data do documento, número do documento, valor do documento, etc.). Em seguida, selecione a opção "Gerar Boleto" (ou alguma opção semelhante) e o pagador receberá o boleto ou o código de barras no e-mail informado.



3. Como emitir boletos através de um sistema de pagamento online



Além das opções acima, você também pode optar por usar um sistema de pagamento online.


O sistema de pagamento online funciona como um intermediador entre o emissor e as instituições bancárias. Ao utilizar esse tipo de plataforma, é possível emitir um boleto bancário como pessoa física e ter mais controle sobre o processo.


Empresas como a GerencianetAsaasBoleto Simples, etc., facilitam a emissão de boletos.


Após cadastro é possível gerar o boleto de cobrança, tanto pelo computador quanto por aplicativos. Algumas empresas cobram tarifas apenas para boletos pagos, sem cobrança por boleto emitido, alterações ou baixas.


Algumas plataformas permitem que o emissor configure a cobrança de juros e multa. Também é possível encaminhar a cobrança para o e-mail ou para o WhatsApp do consumidor e contar com outras opções. Além de gerar boletos, algumas plataformas oferecem outras soluções de pagamentos, como carnês, cobranças recorrentes, links de pagamento e marketplace (shopping virtual).





Disponível em: