Como emitir um boleto bancário

Como emitir boletos bancários de cobrança

A emissão de um boleto para cobrança de um produto ou um serviço prestado pode ser feita por um banco, por uma instituição financeira ou através de um sistema de pagamento online.

De acordo com a Febraban, qualquer pessoa física ou jurídica pode fazer uma cobrança por meio de boletos bancários, basta ter uma conta bancária e contratar o serviço junto ao banco.

Também é possível emitir boletos através de empresas que fornecem serviços financeiros, tais como: PagSeguro, MercadoPago, PayPal, Gerencianet, Asaas, Boleto Simples, etc.

Como emitir boletos através de bancos

Para emitir boletos através de um banco é necessário ter uma conta corrente nesse banco e contratar o serviço de "Cobrança" do próprio banco. Os bancos costumam cobrar taxas pelos serviços de cobranças e os valores podem variar, dependendo da sua relação com o banco.

Após a contratação do serviço de "Cobrança" é possível enviar uma cobrança através do site do próprio banco. Para isso, acesse a sua conta corrente e acesse a página de "Cobrança" (ou alguma opção semelhante). Nessa página de "Cobrança" é necessário informar os dados da cobrança, tais como: nome do pagador, CPF/CNPJ do pagador, data do documento, número do documento, valor do documento, etc.

Como emitir boletos através de instituição financeira

Para emitir boletos através de uma instituição financeira contratada, como: PagSeguro, MercadoPago, PayPal, etc., é necessário contratar os serviços de uma dessas empresas.

Os serviços prestados por essas instituições financeiras incluem recebimentos de pagamentos: à vista, parcelados, cartões de crédito, cartões de débito, depósitos em conta, etc.

As empresas cobram taxas por esses serviços, tanto em valores fixos quanto em percentuais sobre as transações.

Geralmente, a cobrança é feita em nome da própria empresa contratada e o dinheiro fica creditado na sua "conta corrente" junto a essa instituição financeira contratada.

Assim como nos bancos, para enviar uma cobrança é necessário contratar o serviço de uma instituição financeira. Após a contratação, acesse o site da empresa contratada, acesse a sua conta e acesse a página "Cobrança via Boleto" (ou algo do tipo). Forneça as informações necessárias para a cobrança (nome do pagador, CPF/CNPJ do pagador, data do documento, número do documento, valor do documento, etc.). Em seguida, selecione a opção "Gerar Boleto" (ou alguma opção semelhante) e o pagador receberá o boleto.

Como emitir boletos através de um sistema de pagamento online

Além das opções acima, você também pode optar por usar um sistema de pagamento online.

O sistema de pagamento online funciona como um intermediador entre o emissor e as instituições bancárias. Ao utilizar esse tipo de plataforma, é possível emitir um boleto bancário como pessoa física e ter mais controle sobre o processo.

Empresas como a GerencianetAsaasBoleto Simples, etc., facilitam a emissão desses boletos.

Após o cadastro é possível gerar o boleto de cobrança, tanto pelo computador quanto por aplicativos. Algumas empresas cobram tarifas apenas para boletos pagos, sem cobrança por boleto emitido, alterações ou baixas.

Algumas plataformas de pagamento online permitem que o emissor configure a cobrança de juros e multas. Também é possível encaminhar a cobrança para o e-mail ou para o WhatsApp do consumidor, além de outras opções. Além de gerar boletos, algumas plataformas oferecem outras soluções de pagamentos, como carnês, cobranças recorrentes, links de pagamento e marketplace (shopping virtual).

Créditos: Febraban e Banco Santander

Páginas mais visitadas

Veja também