Boleto Bancário

Boleto Bancário

Formulário para conversão da linha digitável em código de barras e conversão do código de barras em linha digitável. Dicas, alertas e curiosidades sobre o boleto bancário.

Formulário

Formulário para conversão da linha digitável em código de barras e conversão do código de barras em linha digitável.

Acessar formulário

A Linha Digitável

A linha digitável é uma representação numérica do código de barras com apresentação em sequência diferente.

Entenda os formatos

Modelos de Boletos

As Circulares nºs 3.598/12 e 3.656/13, do Banco Central do Brasil - BCB, instituíram o Boleto de Cobrança e de Proposta.

Ver modelos

Dicas de segurança

Pare e pense. Pode ser golpe.

De acordo com a Febraban — Federação Brasileira de Bancos, só em 2023 as instituições financeiras vão investir cerca de R$ 4,5 bilhões em cibersegurança. Apesar de todo esse investimento, a maior parte dos golpes acontece via engenharia social, quando o criminoso usa a sua influência e persuasão para enganar e manipular a vítima. A proteção mais eficiente continua sendo a mesma: a informação.

Acesse o site da Febraban para conhecer as dicas anti-golpe e os golpes mais comuns.

Boleto Bancário

A emissão de um boleto para cobrança de um produto ou um serviço prestado pode ser feita por um banco, por uma instituição financeira ou através de um sistema de pagamento online.

Veja como emitir boleto

Vencimento e Valor

O vencimento de um boleto bancário corresponde ao número de dias decorridos entre a "data base" instituída pelo Banco Central do Brasil - BACEN e a "data de vencimento".

Veja como calcular

Boleto Vencido

Desde 10 de novembro de 2018, todos os boletos, incluindo boletos vencidos, podem ser pagos em qualquer banco. Essa foi uma das novidades trazidas pela Nova Plataforma de Cobrança.

Veja mais informações

Páginas mais visitadas

Veja também